Projeto Verão: Comidas Saudáveis para o Calor

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Olá, pessoal bonito!

Como está calor? Quase cozinhando todo mundo, com certeza. E isso porque nem chegamos no verão ainda… pois é. Mas, você que gosta de dar aquela fritadinha básica na praia no final do ano, tome cuidado: essa é a época em que mais ocorrem intoxicações alimentares (então já sabe, né? Nada de comer aqueles camarões super confiáveis que o pessoal vende por lá em isopores). Veja mais dicas de como se manter saudável nessa estação:

 

Água

Antes de tudo, é importantíssimo que se consuma muita, mas muita água mesmo – os nutricionistas recomendam cerca de 2 litros por dia. Se você não está muito acostumado a beber tanta água, pode apostar nos chás ou nos sucos  e até mesmo na água de coco, que também são ótimas para a hidratação do corpo (só tome muito cuidado com a higiene de onde você for comprá-los, porque né, nunca se sabe…).

água projeto verão

Beba MUITA água

Álcool

Aquela cervejinha geladérrima que você toma na praia é uma delícia, mas não exagere. O abuso do álcool retira muita água do corpo (vide aquela sede matadora na ressaca) e, somado à transpiração, você perde mais água ainda, o que é péssimo.

álcool

Beba com moderação (ah, vá)

O que evitar

Os nutricionistas recomendam que, durante o verão, você evite comidas ricas em carboidratos e, claro, ricas em gorduras. Por isso, tome muito cuidado com frituras e alimentos muito pesados, pois sua digestão pode ficar bem lenta e prejudicar o corpo. Um outro cuidado que você deve tomar, como dissemos ali em cima, é com os alimentos que estragam muito rápido: com o calor, eles estragam mais rápido ainda, e isso pode causar intoxicações alimentares. Ah, e isso vale tanto para os vendedores ambulantes quanto para os restaurantes, viu? Evite também tomar raspadinhas, que contêm muito açúcar, e comer amendoim, pois estes são muito calóricos.

junk food

Não. Nem pensar.

O que comer

Você precisa comer, principalmente, alimentos leves e de fácil digestão. Além disso, você também precisa repor os nutrientes que perde durante o dia (através do suor), como vitaminas e minerais, e isso pode ser feito ingerindo muitas frutas, saladas, legumes, peixes e carnes magras (nada de picanha cheia de gordura 🙁 ). Se você ficar com vontade de algum docinho, opte pelos picolés de frutas. Os nutricionistas indicam, principalmente, o consumo de frutas como melancia e melão, já que elas possuem muita água e ajudam a hidratar o corpo. Ah, milho cozido também é uma boa, pois ele é fonte de fibras.

melancia

Faça como a Magali e coma muita melancia 😀

Onde ir

É claro que não poderia faltar nossa listinha básica, né! Vamos indicar alguns locais legais para você comer comidinhas bem saudáveis:

– The Gourmet Tea: a tradicional casa de chás em Pinheiros oferece uma variedade imensa de sabores, desde os mais tradicionais até os mais exóticos, como os “Oolong” (chineses) ou os de harmonização e ayurvedicos. O mais legal da casa é que todos os chás são orgânicos e, além disso, você também pode comprar seus sabores preferidos e levá-los para casa em latinhas super bonitinhas. A decoração do lugar é linda e o atendimento é excelente.

the gourmet tea

– Frutaria São Paulo: localizada na Vila Nova Conceição, a Frutaria São Paulo possui a proposta de oferecer comidas saborosas e saudáveis, que vão desde de diversos tipos de sucos (tem até sucos terapêuticos) até pratos, sanduíches, saladas e claro, muitas frutas. Se você é atleta, também vai gostar do lugar, já que ele oferece um estacionamento para bikes e várias vitaminas e suplementos. O ambiente é super descontraído, perfeito para ir com os amigos.

frutaria são paulo

– Integrão: o restaurante, em Pinheiros, é especializado nas dietas vegetariana e macrobiótica, oferecendo pratões deliciosos e nutritivos. O cardápio conta com saldas, sanduíches, pratos executivos e até mesmo massas, salgados, quiches, tortas, entre outros. O ambiente é bem simples, mas super aconchegante, e os preços são bem convidativos.

integrão sp

– Cantina do Marinheiro: o restaurante, na Moóca, possui um cardápio enoooorme, só com delícias vindas do fundo do mar. Lá você encontra pratos como camarão à grega, lulas, mariscos, peixes fresquinhos e muito mais, todos servidos em pratões que servem duas pessoas tranquilamente. O ambiente é simples e não fica muito cheio, mas é perfeito para ir com a família naquele almoço de domingo.

cantina do marinheiro

 

E aí, já estão saudáveis e prontos para o calor? ;D

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