Instalação Ar Condicionado Split

Tempo de leitura: 6 minutos

Conteúdos

Aprenda a Instalação de Ar Condicionado Split

Um dos modelos de Ar Condicionado mais queridos atualmente, o modelo Split oferece design simples e bonito, mais eficiência energética, além de praticidade, qualidade e tecnologia tudo em um único aparelho, além de muito mais economia do que modelos similares.

Passo a Passo Para a Instalação de Ar Condicionado

O modelo Split possui 2 partes que são interligadas e precisam de uma instalação de qualidade e dentro dos padrões para que ofereça o conforto esperado.

Mas como é feita a instalação? Confira como é feita a Instalação de Ar Condicionado Split em  poucos passos e entenda melhor seu ar condicionado Split.

Ar Condicionado Split e suas variações

O Ar Condicionado Split é hoje o mais procurado entre todos os tipos, e possui algumas variantes e cada uma é indicada para um fim específico. São elas:

  • Ar Condicionado Split comum;
  • Split Quatro Lados;
  • Split Hi Wall;
  • Multisplit;
  • Split Piso/Teto;
  • Window Split;
  • Split Canto Teto;
  • Split Cassete;
  • Tecnologia Inverter.

O modelo Split é o mais popular atualmente por possuir design e tecnologia moderna. O modelo Split possui duas partes distintas: uma que ficar do lado de fora, a condensadora e a parte da evaporadora que fica dentro, ligadas por um tubo de refrigeração.

Tipos de Ar Condicionado

Basicamente a diferença do Split para todos os outros modelos convencionais é essa divisão entre a condensadora e as evaporadora, além de possuir um design muito mais bonito e moderno. 

O Split Quatro Lados é um aparelho grande e com capacidade superior a 24.000 BTU´s, pois é indicado para locais de médio e grande porte como comércios por exemplo. O Multisplit é indicado para uso em vários ambientes e com temperaturas diferentes para cada uma delas.

O Split Piso Teto pode ser usado tanto no teto como no piso e possui boa capacidade de refrigeração. O Split Window é a junção do Ar Condicionado Split com o modelo de janela convencional. Não se popularizou no Brasil, mas é uma alternativa para apartamentos mais antigos.

O Split Canto Teto tem um design futurista e oferece boa gama de refrigeração. Por ser grande, é indicado para locais como comércios e médias empresas. O Split Cassete é um ar condicionado que deve ser instalado em dutos de refrigeração ou no meio do teto. Se assemelha ao Split Quatro Lados, mas com proporção bem menor.

Por fim o Split Hi Wall, o mais indicado para uso residencial e instalado na parede. A Tecnologia Inverter pode ser utilizada em todos os modelos Split, e basicamente é quando a voltagem do aparelho é invertida, de modo que ele não se desliga por completo e assim, aciona mais rápido e mais econômico.

Os modelos Split possui inúmeros benefícios como ser mais silenciosos, mais bonitos e mais compactos. Tecnológicos, podem ser ligados e desligados, além de controlados por controle remoto. A Tecnologia Inverter também oferece a vantagem de serem mais seguros, com menos picos de voltagem, além de possuírem hoje o melhor custo benefício do mercado.

Instalação do Ar Condicionado Split- Passo a passo

Antes de instalar, é importante entender a potência de um Ar Condicionado. O cálculo usado é em BTU, em inglês British Thermal Unit, e traduzido para o português significa Unidade Térmica Britânica, que mede a potência do aparelho para fazer o resfriamento do ar.

Instalação do Ar Condicionado Split- Passo a passo

 Para cada metro quadrado é necessário 600 BTU´s, ou seja, em um ambiente de 20 metros quadrados, o ideal é um aparelho de 12.000 BTU´s. 

  • Deve ser levado em consideração outras importâncias como número de pessoas e de aparelhos eletônicos, além do numero de janelas e incidência solar, até mesmo se há cortinas. O ideal é que quanto mais BTU o aparelho tiver, melhor será seu poder de resfriamento do ambiente. Agora é hora de instalar, siga o passo a passo:
  • A Instalação do Ar Condicionado Split não deve ser feita em local com muita incidência solar e nem muito próximo de aparelhos eletrônicos. A distância do teto deve ser de 15 centímetros e mais de 5 centímetros de distância e uma parede;
  • A condensadora ficará do lado de fora. Certifique-se que ela não ficará num local com muita luz e calor e de preferência presa a parede. O local deve ter as tubulações de refrigeração bem alinhadas para ligação com a evaporadora;
  • Outra coisa importante é que o aparelho de Ar Condicionado tenha tomada e disjuntor próprio e nunca, jamais use adaptadores. Os fios devem ser novos e de boa qualidade, próprios para ar condicionado;
  • Primeiro, ao retirar o aparelho da caixa, a evaporadora e condensadora, meça o aparelho que ficará dentro e marque na parede para definir onde irá o suporte de fixação. Deve ser feito o mesmo com a condensadora e a metragem correta para que o tubo de refrigeração fique na distância ideal para haver a troca de ar;
  • Feitos as medições e marcações, é hora de fazer a perfuração para passagem da tubulação. Ela deve ser feita em uma inclinação de 5 a 10 mm e num ângulo de 35º. Depois passe as tubulações, 3 partes e coloque a evaporadora no suporte;
  • Depois coloque no suporte de fora a condensadora. Buchas metálicas já vem com o aparelho e também o isolante térmico que deve ser desenrolado e deixado uma parte exposta, colocando uma fica isolante para proteção. Isso é importante para manutenções posteriores;
  • Faça a conexão dos tubos de saída na unidade dentro do ambiente e depois é preciso posicionar o dreno para escoamento e por isso a importância da inclinação na hora de perfurar a parede para a passagem dos tubos, pois isso evita que haja a entrada de água da chuva para dentro do ambiente;
  • Tire as tampas de saída de cada unidade, além de porcas e válvulas de proteção e pressione os tubos de refrigeração para serem fixos da maneira correta no local. Depois deve ser ligado o terceiro tubo para alimentação elétrica e deve haver a conexão dos fios de acordo com as cores;
  • Ao terminar, deve passar fita isolante nos tubos e fazer o teste para observar se existem fugas de ar nas válvulas da condensadora. Para isso, é só passar um pouco de sabão e se sair bolhas é por que alguma conexão não está correta ou bem instalada. Assim que estiver tudo devidamente correto, pode ligar o aparelho.
  • Apesar de alguns passos serem simples, o indicado é que a instalação de Ar Condicionado Split seja feito sempre por um profissional ou empresa especializada para garantir a qualidade e bom funcionamento do aparelho.

Instadora Oficial das Melhores Marcas

Buscando instalador de ar condicionado em SP a Polo Ice é a Instalador Oficial das Melhores Marcas

dufriolgphilco Consul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *